8 de setembro de 2007

Finally the body!

Demorou mas foi! Depois de mais um adiamento (desta vez de apenas um dia), lá fomos ver a tão falada exposição sobre o Corpo Humano. Carote, vale no entanto a pena... não fosse eu ter de ver a última metade a correr! Pois, o meu maninho não aguentou mesmo certas secções, teve uma quebra de tensão, quase um desmaio, mas lá recuperou e acabámos por ver tudo. Ele, meio enjoado, eu, com medo que a cena se repetisse...

Alguns pormenores que achei curiosos / algumas coisas que me fizeram de facto impressão:

- estribo - já sabia que o menor osso do corpo humano era o estribo, no ouvido, mas só quando o vi tive a noção de que mede para aí uns 2 mm;

- homem / mulher - dos 17 corpos em exposição, apenas identifiquei um como sendo de uma mulher;

- umbigo - é de facto algo muito estranho, em forma de boca de corneta;

- pulmões - é de facto assustadora a cor dos pulmões de um fumador, muito embora os de uma pessoa saudável também apresentem uma coloração acinzentada (devido à poluição do dia-a-dia, dizem);

- tabaco - a caixa em acrílico para os fumadores lá deitarem os seus maços de tabaco estava muito vazia, não sei se por já terem enchido outras se por a mensagem não ter passado;

- feto - com 12 semanas, já apresenta um tamanho considerável, com todos os órgãos facilmente identificáveis.

Os senãos:

- a exposição aborda todos os sistemas (respiratório, reprodutor, circulatório, digestivo, urinário...), mas podia ter mais informação sobre outras coisas, como por exemplo o funcionamento dos olhos (o meu ponto fraco);

- os painéis com curiosidades são interessantes, mas as tabuletas explicativas utilizam linguagem por vezes demasiado técnica;

- o preço: €19,50 (eu sei que já é banal refilarmos acerca dos preços, mas é de facto muito dinheiro tendo em conta outras exposições excelentes que estão por aí à nossa disposição);

- muito, muito calor...

Em resumo: o nosso corpo é de facto uma máquina fantástica.

4 comentários:

sininho disse...

acabei por ir duas vezes, uma sem M&m e outra com elas. aleijou-me a carteira mas achei que elas mereciam. elas gostaram e divertiram-me com as gargalhadasa e poses para verem bem aquelas partes do corpo humano que normalmente estão tapadas...
a versão áudio para crianças (>4 anos) está bastante boa.

Anónimo disse...

Poixxxxxx, muito interessante e tal, mas algumas coisas fazem muita impressão... Outras, até dá para gozar. he he


Beijinhos,

Vespinha disse...

Como o Dunhill não fazer mal porque não estava no caixote em acrílico certo?

Mary disse...

Como sabes, ainda não fui ver a exposição (pelo simples motivo de andar um "bocadinho" impressionável, ultimamente), mas quero imenso ir, porque acho que deve valer imenso a pena.

E apesar de ter a certeza de que vale cada cêntimo, não deixo de imaginar que, se os meus filhos fossem mais velhos e os quisesse levar, gastava a bonita quantia de €80,00 só nas entradas... isto sem falar do parque, do lanche... Continua a ser um escândalo, o nosso nível de vida :-(