8 de outubro de 2007

Os direitos do leitor

Os Direitos Inalienáveis do Leitor, segundo Daniel Pennac, comentados por mim:

1 - Não Ler - às vezes também me apetece ter um livro para ler e não ter vontade de o fazer. Se bem que neste momento esteja numa fase precisamente contrária;

2 - Saltar Páginas - é inevitável para passar à frente as partes «chatas» e, muitas vezes, para evitar pôr um livro de lado. Faço-o algumas vezes, não muitas;

3 - Não Acabar Um Livro - é o que acontece quando o «saltar páginas» não resulta. Mas às vezes volta-se a ele mais tarde, umas vezes para o acabar, outras para o pôr de lado novamente;

4 - Reler - faço-o pouco, sobretudo porque numa releitura fico geralmente decepcionada com o que antes me tinha fascinado. E há tantos livros para serem lidos...;

5 - Ler Não Importa o Quê - confesso que sou um bocado elitista no que leio e, quando não o sou, arrependo-me quase sempre (veja-se o tempo que gastei a ler Stephen King). Mas, à falta de melhor, leio o que me vem à mão, desde a bula dos medicamentos aos folhetos do supermercado. Just in case, faço os possíveis por trazer sempre um livrito ou uma NG comigo;

6 - Amar os «Heróis» dos Romances - não propriamente amar, mas admirá-los, conhecê-los melhor, encontrar pontos em comum e aprender alguma coisa com eles;

7 - Ler Não Importa Onde - eis uma grande verdade, até ao volante em fila lenta (lenta no sentido em que pode ir a andar a 20 km/h);

8 - Saltar de Livro em Livro - gosto de ter vários em carteira, geralmente de estilos diferentes: vários tipos de ficção, história, BD;

9 - Ler em Voz Alta - muito, muito raro... Mas quando o faço, e isso acontece normalmente quando leio histórias para crianças, surpreendo-me sempre com a musicalidade das palavras (e com a minha capacidade de fazer vozes completamente ridículas);

10 - Não Falar do Que se Leu - ultimamente não tenho falado, mas escrito... para mais tarde recordar. Entretanto, vou convencendo quem posso a ler o mesmo que eu, para que o possamos comentar.

O que acabo de ler - Como Um Romance, de Daniel Pennac:

Um guia divertido para pais, professores e educadores empenhados em levar os mais novos até à leitura, retratando não só o acto de ler mas também o livro e o leitor. Sem dramatizar e, acima sem condenar quem não gosta de ler, Daniel Pennac relata algumas experiências que revelaram bons resultados. Excelentes os 10 direitos inalienáveis do leitor.




Sem ler não sou ninguém.

3 comentários:

Mary disse...

Acabaste mais um?! Estou SIDERADA com a velocidade a que tens devorado livros...!

Vê-se mesmo que ainda não atacaste a série 5 ;-)

Vespinha disse...

Cool, acabei mais um que estava por acabar, que tenho lido aos poucos... por coincidência acabei-o logo a seguir aos outros!

Deixa vir o mau tempo que eu resumo-te a série 5:)

Mary disse...

Outro?! Tu só podes estar sob o efeito de speeds!!!