3 de fevereiro de 2008

Coisas de Carnaval

Não gosto do Carnaval que se comemora por cá. Não gosto de ver crianças, às vezes de meses, mascaradas de enfermeiras, de Peter Pan ou de abelhas. Porque as máscaras não são para as crianças, mas para os pais e para os adultos em geral, que as tratam como se fossem bonecos. Que fazem questão que as máscaras estejam sempre impecáveis, mesmo que as crianças estejam com um ar infelicíssimo dentro delas. E os desfiles de Carnaval das escolas, como vi em Algés na 6.ª feira, com os miúdos todos vestidos de igual, com umas cartolas pretas, com um ar mais uma vez infeliz, a serem expostos a quem os quisesse ver. Deprimente.

Não gosto dos desfiles em Portugal a imitar os desfiles no Brasil. O Carnaval de Torres, da Mealhada, de Loulé, com as bailarinas em biquíni como se estivesse um calor à Rio. E ouvir na televisão declarações do género: «As pessoas deviam vir a Sesimbra ver o verdadeiro Carnaval de Portugal que, para mim, é o mais parecido com o do Brasil.» Como ouvi ontem.

A haver Carnaval, prefiro o genuíno português:
- o de Cabanas de Viriato, um Carnaval espontâneo e propositadamente desorganizado, em que toda a vila participa, ao som dos tambores, na Dança dos Cus ou Dança-Grande. Um Carnaval onde todos se misturam, os da vila e os de fora, e onde não há desfiles com espectadores.
- o Carnaval de Podence, onde homens e rapazes se mascaram com fatos de lã verde, amarela e vermelha, e percorrem a vila atrás das raparigas.
- o Carnaval de Lazarim, o dos caretos, com máscaras artesanais de ar demoníaco feitas de madeira. Na vila, dizem-se quadras de má-língua de rapazes para raparigas e vice-versa, deixando as politiquices de lado.

Carnavais genuínos, sem imitações.

5 comentários:

Mary disse...

Concordo e assino por baixo. Sem pôr nem tirar palavra...

sininho disse...

adultos mascarados como crianças e crianças maquilhadas como adultos... é mau!

Vespinha disse...

Péssimo! Então quando são os adultos a querer mascarar as crianças contra a vontade delas... é ainda pior!

Barreto disse...

vem ver o carnavaal de vale de ílhavo e os cardadores. aproveitas e provas o tradicional folar e padas cozidos em forno a lenha...

Vespinha disse...

É daqueles tradicionais? Então vou gostar. :)