8 de junho de 2008

Fabrico próprio - O design da pastelaria industrial portuguesa

Um tópico especial para os gulosos, mas daqueles que, como eu, gostam de coisas muito muito doces. (Não, Mary, tu é mais chocolate, este é mais para o meu pai, que se pela por um bom bolo de pastelaria...). Ideia tirada do blog da minha prima: http://tropismos.blogspot.com/.

Então do que se trata? De um site que é sobre um livro que é sobre bolos. Isto é, de design de bolos... dos da pastelaria tradicional portuguesa. Não os doces conventuais, não os doces típicos, mas os bolos que vemos todos os dias, aqueles que todos temos um preferido, aqueles que provêm do chamado «fabrico próprio» de tantas pastelarias. O livro é carito, mas deve ser um prazer folheá-lo. Enquanto não o compro, vou consultando as fotografias dos mais de 60 referidos. Consultem o site na barra lateral, «Todos os bolos»: http://www.fabricoproprio.net/.

Os preferidos da minha infância - guardanapo e caracol:



Os preferidos de hoje e sempre: bola de berlim (de preferência com creme) e palmier:



Os preferidos do meu pai - pastel de nata (1 por cada dentada) e duchesse:



Bom apetite.

5 comentários:

sininho disse...

quando era miúda, a minha avó levava-me a comer almofadas... o que eu gostava delas...

Vespinha disse...

E as pirâmides? Lembrei-me agora delas!

Anónimo disse...

Hummm.... esses pasteis de nata... que optimo aspecto!

Mary disse...

Conheço perfeitamente o projecto e é o máximo! Inclusive, eu e mais umas quantas pessoas do escritório estivemos para ir ao lançamento do livro, mas acabámos por desistir por ter sido num sítio um pouco fora de mão :-(

Se comprares o livro, mostra-mo! Eu ainda não o encontrei.

Vespinha disse...

Vou comprar pela net, através do site! (compras pela net é cá comigo e com o meu maninho, eh, eh...)