10 de abril de 2009

Cancer Vixen, de Marisa Acocella MArchetto


Marisa Acocella Marchetto é ilustradora freelancer, colaboradora da New Yorker e da Glamour. Nova-iorquina tipicamente Sex and the City, doida por sapatos, frequentadora de múltiplos eventos sociais, solteira aos 43 anos mas prestes a casar com um cozinheiro italiano da moda. Três semanas antes do casamento, em 2004, foi-lhe diagnosticado um cancro da mama. Marisa, como tantos norte-americanos, tinha o seguro de saúde caducado mas teve sorte por ter um namorado com dinheiro que entretanto conseguiu adicioná-la ao seu seguro - sabe agora que 49% das diagnosticadas com cancro da mama e sem seguro de saúde correm um muito maior risco de morrerem da doença. E a história continuou...

Ultrapassado o cancro, Marisa decidiu«aproveitar-se» dele e explorá-lo, escrevendo e ilustrando uma novela gráfica que vale a pena ler. Porque não é uma história lamechas, mas também não é uma história de uma supermulher. É antes a história de uma mulher que, com altos e baixos, bons amigos e alguma sorte, conseguiu vencer a doença. Parte dos lucros de Cancer Vixen vão para um fundo de ajuda às mulheres vítimas de cancro da mama, em colaboração com a campanha da Estée Lauder «Mundo cor-de-rosa».

Aqui, algumas páginas do livro: http://www.mediabooks.com/pesquisa/result_pesqB.jsp

E aqui, um vídeo promocional: http://www.randomhouse.com/knopf/cancervixen/

Para quem queira saber mesmo tudo, o site da autora: http://marisamarchetto.com/

2 comentários:

Mary disse...

Fiquei desejosa de ler! Acho que vou devorá-lo em menos que as tuas três horas ! E apesar do tema central ser o que é, tenho a certeza de que nunca vai ser tão deprimente quanto o Marley & Me...

Vespinha disse...

Eu percebi, já não tiravas os olhos do livro... :) Se não o tiveres lá, diz-me, junto à outra encomenda (rosa ou azul?). (continuo a achar que o filme devia ter terminado com a cena contemplativa...) :(