17 de abril de 2009

«Ter opinião própria dá muito trabalho»

Não sou eu quem o diz, apesar de concordar plenamente. Quem o disse foi o meu «primo da Beira», que entrou na minha família pela mão e coração da minha prima e que para todos nós é mais primo do que tantos outros primos «verdadeiros».

Ontem, lançou o seu primeiro livro, uma compilação das crónicas que tem publicado semanalmente no JN, tantas vezes sobre a cidade onde nasceu, onde vive e a quem se dedica. Neste «O Homem que Abria o Piano», escreveu dedicatórias personalizadas que fizeram chorar muita gente. O Paulo, que só tem 28 anos, tem a sabedoria e o humanismo de um homem feito e acredito que terá uma grande carreira pela frente, um papel muito importante na vida do país e, acima de tudo, um lugar essencial na vida da nossa família.

Querido «primo da Beira», não te dou mais uma vez as boas-vindas à nossa família porque já fazes parte dela.

10 comentários:

Cláudia Abreu Antunes disse...

Olha... estava no teu jantar de aniversário não estava?!
Estão-se-me a acabar os livros por estas bandas... compra um exemplar para mim que depois trago quando aí for ;)
Sucessos!!

Vespinha disse...

Sim, estava, acho que até perto de onde tu estavas, ao pé do meu irmão, da Sara e da Olga - tinha vindo de propósito de Coimbra. Quanto ao exemplar, got a deal! :)

Miguel disse...

O Paulo, sem dúvida alguma já é um verdadeiro membro da família Oliveira, e que, já conta com um grande orgulho da nossa parte pela pessoa que é. :) Uma excelente e humilde pessoa, sempre com boa conversa e sempre disponível e incansável nas suas vindas específicas a LX para os aniversários, jantares, etc, e para...me ajudar na parte dos churrascos. :D Se não fosse ele bem que podíamos morrer à fome nos aniversários da nossa Mãe. he he

Aproveito para tocar noutro tema que é intrínseco, a nossa "priminha". A Margarida é das pessoas que mais gostamos e fico mesmo muito contente por nestes últimos anos termos vindo a reforçar os nossos laços familiares. Confesso que, apesar de no passado não ter tido uma grande ligação familiar :( (devido às distâncias geográficas e de vivência), não conhecia muito bem a nossa "priminha", mas agora, com a aproximação que tenho vindo a ter é que vejo a pessoa maravilhosa, doce e única que ela é, e claro é mais um gigante orgulho que tenho (de certo falo igualmente pela minha Mana). :) É mesmo com uma "esmagadora" alegria que vemos a Margarida a entrar cada vez mais nas nossas vidas. :)

O que vou dizer de seguida, pode causar um pouco desconforto aos mais "conservadores/tradicionalistas das famílias", mas quem nos conhece bem, compreenderá. Inquestionavelmente para mim, actualmente tenho uma ligação muito mais forte e sólida com a nossa "priminha" que, por exemplo, com a nossa irmã do meio, e por ela (Margarida) farei o que for preciso para a ver bem e para nunca a ver triste, como tento fazer com a minha Mana Vespinha, ou seja, a Margarida, para mim, é mesmo como se fosse a minha maninha mais nova. :)

Não é à toa que a única foto que tenho em toda a minha secretária, a 5cm deste monitor, é precisamente uma foto com a Margarida, a Vespinha e eu, juntos. :) Foi a Vespinha que a colocou aqui, é certo, mas estaria no meu livre direito de a retirar e a coloar noutro lado onde ficasse melhor esteticamente e onde eu não visse a minha triste figura (sim, eu odeio ver-me em fotos, pois em fotos fico sempre de fugir de medo... he he), mas nunca a irei mudar de lugar, pois assim, de certa forma estão sempre aqui ao meu lado. :)

Este grande parênteses que tive de fazer sobre a nossa priminha, é unicamente com o intuito de dizer que apenas quero/queremos o melhor para ela, e realmente o Paulo é a melhor pessoa que eu podia conhecer para a acompanhar na sua vida e claro, nas nossas vidas. :)

Obrigado Margarida por seres como és e por teres juntado à Família Oliveira o Paulo. :)


Beijinhos e sorry o testamento...


P.S.: I know, o texto além de boring, pode parecer algo foleiro e algo kitsch, mas é assim que o sinto e por isso sujeito-me ao escrevê-lo.

Miguel disse...

Com isto tudo esqueci-me do mais importante, comprem o livro!!! :D :D :D


Beijinhos,

Vespinha disse...

Maninho, fizeste-me rir e chorar ao mesmo tempo! Rir por causa da tua descrição da fotografia... :)

Mary disse...

Muitos parabéns ao Paulo (pelo livro), à Margarida (pelo namorado), e a toda a família (pelo "novo" elemento)!

odete pinto disse...

Junto igualmente os meus parabéns ao Paulo. Fui logo ao blogue dele e francamente fiquei comovida pelo que senti ser a sua atitude de pessoa e cidadão.

Dá para sentir também a honra de ter no seu livro o prefácio do Dr. António Arnaut. E não é para menos.

Margarida disse...

Emudeci de alegria ao ler estas coisas todas. É tão recíproco o que sinto, é como se finalmente me tivessem rendido o sentido de família perdido durante a adolescência. Contaminei com a felicidade de estarmos juntos a minha vida, dando mais valor às famílias que me rodeiam e tentando reuni-las mais vezes.

As nossas cumplicidades fazem-me sentir bem no mundo, gosto de ver os vossos olhinhos e reconhecer as vossas manias. De algo negativo, começámos a dar mais valor aos pequenos momentos juntos. Estou grata à entidade que faz com que estas coisas espontâneas e bonitas aconteçam, quando todos tanto precisávamos. Até já tiramos fotografias juntos, coisa inédita! (Não concedo os adjectivos que tu te atribuis, Miguel).

Obrigada por existirem, vamos continuar a caminhar juntos. Com Paulinho e tudo.

Vespinha disse...

Sim, com Paulinho e de preferência um dia também com os nossos «Paulinhos» e «Paulinhas», assim eles apareçam! :)

Paulo Valério disse...

Meus queridos Rita e Miguel,

Tenho andado numa correria e ainda não nem me dignei a responder a estas coisas encantadoras que por aqui escreveram e que, como podem imaginar, me enchem de alegria. E vaidade, claro.

Quero dizer-vos que me sinto feliz por me acolherem tão bem na vossa vida e que farei o possível para estar à altura, nem que, para isso, me tenha que atirar, mais vezes e com grande convicção, às "artes da churrascaria". Aquilo que normalmente se segue à empreitada - sangrias de melão, sobremesas deliciosas, boa conversa e "vasquinhos" a correr - vale bem a pena.

Não tendo sido, ainda, muitas, sei que serão muitas mais, e posso garantir-vos que foram, até agora, sempre,tardes felizes.

Obrigado.

O vosso primo da Beira.