14 de maio de 2009

Não custa nada? Ai custa, custa...

Hoje fui fazer 2 coisas que muita gente me disse que «não custam nada»: 1. a minha primeira mamografia; 2. extracção de sinais.

Pois agora, umas horinhas valentes depois, posso dizer que:

1. custa sim senhor, a mamografia. Porque fiquei ridiculamente de mamas ao léu, calças de ganga vestidas e botas calçadas (antes me despisse toda, sempre era mais coerente). Porque dói e não é pouco. A conversa de que só dói a quem tem um peito pequeno não passa disso mesmo, conversa. Eu, que vario entre o 36 e o 38, vi-me aflita quando fui literalmente esmagada, prensada, em vários ângulos diferentes...

2. e custa sim senhor, a extracção de sinais. Porque, no espaço de apenas 2 horas, voltei a ficar na mesma situação ridícula (mamas ao léu, calças de ganga e botas). Porque, em vez do spray que me diriam ser a anestesia local, tive de levar uma injecçãozita junto a cada sinal - o que, em resumo, deu 5 injecções: uma de cada lado do pescoço, uma na axila, uma debaixo da mama esquerda e uma nas costas. Porque, mesmo levadas as injecções, a sensação e o cheiro a queimado não me largaram durante uns tempos. E porque ainda tive de dar €125.

Eu sei que isto parece ridículo, que há coisas que doem mil vezes mais, que para quem já teve filhos isto não é nada, que nos hospitais se sofre muito mais todos os dias... E que estes são procedimentos médicos importantes que podem salvar vidas. Mas não me voltem a dizer que «não custa nada»...

8 comentários:

sininho disse...

a primeira já experimentei e, de facto, a quase inexistência do que espremer não torna a coisa agradável.

Vespinha disse...

Mas olha que a existência também... :(

Cookie disse...

Ufa... Que dia dificil...
A primeira nunca experimentei (mas imagino que seja bastante desconfortável em todos os aspectos), a segunda acabei por fazer uma vez numa consulta de rotina, e logo numa série de sinais. Já foi há uns anitos,mas não me lembro de ter custado muito...
Bom, mas olha, o que interessa é que te está a cuidar. Espero que os resultados do exame sejam todos o mais normais possível
Bj
Cookie

Vespinha disse...

Vão ser normais, isto foi só uma rotina que terei de repetir de 2 em 2 anos. Hoje pareço uma manta de retalhos, com pensos adesivos por todo o lado... :)

Unknown disse...

A mamografia deve ser incómoda de facto... qualquer dia também já vai sendo tempo de experimentar...

A 2.ª acho que terei de experimentar quando aterrar aí... hás-de me dar o contacto depois...

Arroto Azul disse...

Pois acredito que não tenha sido fácil... cada caso é um caso! Conheço mulheres que já fizeram mamografias e não lhes custou nada e outras já não podem dizer o mesmo!

Mas como vale mais prevenir do que remediar, de uma forma ou de outra o melhor mesmo é fazer...

Quanto à extracção de sinais, curiosamente fui a uma consulta de dermatologia esta semana e também vou fazer uma... mas é uma coisa mais simples! Mas como dizes e muito bem é algo bastante caro!

Beijinhos

Joana disse...

Simpático era teres feito a tua mamografia e a minha! Anda a adiar há tantoooooo tempo :(

Vespinha disse...

Ladybug, não fiz a tua, mas posso dar-te o contacto da clínica e dizer-te que, por muito que doa, valerá sempre a pena fazê-la... Já andava a pensar nisso há muito tempo, mas decidi-me de vez quando li Cancer Vixen: http://vespaaabrandar.blogspot.com/2009/04/marisa-acocella-marchetto-e-ilustradora.html

Então, de que é que estás à espera? :)