13 de dezembro de 2009

O menino Jesus à venda

Acabo de ouvir nas notícias que o número de estandartes com o menino Jesus já ultrapassou o número de 20 000 nas janelas portuguesas.

Para quem ainda não sabe, o «Estandartes de Natal» é uma iniciativa que pretende fazer renascer o menino Jesus como figura central do Natal, tendo sido progressivamente relegado para segundo plano com a crescente visibilidade do Pai Natal e do seu «simbolismo consumista».

Na minha infância, o menino Jesus era de facto a figura central, não só no presépio mas também quando, à meia-noite de 24 para 25, a luz se ligava e desligava três vezes a anunciar a sua chegada.

Não me incomoda a presença do Pai Natal, que até é uma figura simpática e bonacheirona (apesar de me irritarem bastante os Pais Natal a treparem pelas janelas e os barretes de Pai Natal enfiados nas cabeceiras dos bancos dos carros...). E também não me incomoda que quem quiser tenha os estandartes com o menino Jesus.


O que me incomoda é a hipocrisia de quem critica o consumismo e depois cobra €15 por cada um dos ditos estandartes. Pelas minhas contas, as paróquias já arrecadaram cerca de €300 000 na sua venda.

3 comentários:

Cookie disse...

É tudo para boas causas, concerteza :-)))

estouparaaquivirada disse...

Tenho três amigas de coração muito, muito, muito religiosas, eu sou mais ou menos a "ovelha negra", pois não me dedico nada à igreja!
Gostaria de dizer que elas, se dedicam MESMO a causas nobres e ajudam muita gente.
Como elas, existem muitas outras pessoas.
MAS.... também quero dizer que o preço dos Estandartes também me irrita muito! Aliás, toda a riqueza ligada à Igreja deixa-me muito muito descontente, indignada e espantada.
xx

Vespinha disse...

É precisamente essa hipocrisia que me chateia, fundamentalismos que depois não condizem com os comportamentos e atitudes... :(