18 de junho de 2010

Apagou-se mais uma das minhas velas

Bem sei que grande parte dos blogues deste país devem ter hoje José Saramago como tema. Mas eu não seria eu se o meu também não o homenageasse.

Se há 2 semanas sofri com a morte de João Aguiar, hoje sofro com a morte de Saramago, mais um escritor que faz parte da minha vida e das minhas referências. E dou por mim a pensar que, dos meus escritores de eleição da literatura portuguesa, dos que me faziam mal dormir para ir comprar o último livro publicado, já nenhum está vivo: Vergílio Ferreira morreu a 01.03.96, João Aguiar a 03.06.10 e José Saramago a 18.06.10. Todos grandes escritores, todos grandes homens, todos seres humanos integrais.

De Saramago me ficam muitos livros fantásticos, de uma imaginação sem limites e sempre reflexo de um grande humanismo. Três autografados e tantos outros que nunca lhe vão passar pelas mãos.

Recordo um tópico que escrevi aqui no blogue sobre A viagem do elefante em Dezembro de 2008. Tópico em que dizia que se me formava «um nó na garganta e um aperto no peito só de imaginar que um dia poderá não haver mais elefantes a viajar pela minha imaginação».

Hoje é o dia.

4 comentários:

Mary disse...

Muito pelo contrário, os elefantes já foram semeados na tua imaginação... e de lá não sairão nunca.

Vespinha disse...

:) I hope so...

sophia disse...

(entre parentesis por não ser um comentário ao post, mas ao blog. Vim aqui parar por ter visto num outro blog que tinhas escrito sobre a morte de Saramago. Nesse dia também eu escrevi sobre o tema e queria ler o que outras pessoas diziam sobre o assunto. Depois fui passando de um post para outro, acho que dei a volta a grande parte do blog, porque fiquei agradavelmente surpreendida com os conteúdos e a forma como escreves. E pronto, este blá blá blá é só para dizer que tens mais uma seguidora. ;)

Vespinha disse...

Olá Sophie, é bom saber que não só os amigos que gostam de me ler.... :)

Espreitei os teus blogs, hilariante o «Não te ponhas com ideias...» (já está nos meus favoritos)