27 de janeiro de 2011

Tenho uma pegada demasiado grande

Eu lavo os dentes com a torneira fechada, eu uso muitas vezes a descarga mínima do autoclismo, eu no Verão só rego as plantas do pátio à noite, eu comprei um jarro filtrador Brita para não ter de usar água engarrafada, eu só uso a máquina de lavar roupa cheia e com as temperaturas mais baixas, eu nunca deixo os aparelhos electrónicos em stand-by, eu aderi à tarifa bi-horária, eu reciclo tudo e mais alguma coisa (até as cápsulas da Nespresso), eu conduzo devagar...

... mas a verdade é tenho uma pegada ecológica miserável: 3 vírgula qualquer coisa. E sei que um dos grandes responsáveis por este valor vergonhoso é o facto de conduzir um veículo todo-o-terreno. Assim, já decidi que daqui a uns anos, quando os preços baixarem substancialmente e a autonomia aumentar, vou ter um veículo eléctrico. Não que sejam muito bonitos, mas de certeza que são mais económicos e muito mais amigos do ambiente.

Este é um dos por agora disponíveis, e por acaso até foi fotografado aqui à porta de casa:

9 comentários:

sophia disse...

como podemos saber qual a nossa pegada?

Vespinha disse...

Há muitos sites, mas podes ir a um destes:

- http://footprint.wwf.org.uk/

- http://www.pegadaecologica.org.br/

sininho disse...

pois a minha vantagem quanto ao todo-o-terreno é que não ando lá sozinha... mas juro a mim própria vezes sem conta que preciso é de um carro pequeno...
já viste isto?
http://www.themotorreport.com.au/50823/mini-smart-to-reveal-electric-scooter-concepts-at-paris

Vespinha disse...

Conhecia a da Smart, a da Mini não... mas já viste que a velocidade máxima é de 45 km/h?!

sophia disse...

obrigada! vou já ver qual é o meu rasto

Cristina Torrão disse...

Sim, desfaçam-se dos todo-o-terreno! Mas quem precisa de um todo-o-terreno na cidade?!

De resto, acho que faz muito bem, Vespinha :)

Vespinha disse...

É difícil, é difícil... dão-nos uma segurança e uma visibilidade da estrada que poucos conseguem igualar...

sininho disse...

... e têm espaço para 7... e sim, já vi a velocidade... deve ser de partir o côco andar a 45.

Cristina Torrão disse...

Quanto à visibilidade de estrada, não digo nada. Já à segurança, não é como se pensa. Testes provaram que há outros carros tão, ou mais, seguros que os todo-o-terreno.