6 de fevereiro de 2011

Saber olhar com outros olhos

Descobri recentemente o trabalho deste fotógrafo. Michael Wolf é alemão, cresceu nos Estados Unidos e Canadá mas desenvolveu quase toda a sua carreira na Ásia. Fascinou-me a sua capacidade de ver com outros olhos, de conseguir classificar e arrumar as coisas em gavetas, de retratar cidades no seu melhor e no seu pior e de, simultaneamente não esquecer os seres humanos que nelas vivem. Estas são as minhas séries preferidas, que aqui destacarei nos próximos dias:

- Tokyo compression: imagens asfixiantes das carruagens apinhadas do metro de Tóquio. Wolf capta rostos cansados, de olhos fechados, alheios a tudo o que não seja a necessidade de respirar.

- Architecture of density: série de fotografias captadas em Hong Kong em que Wolf isola os arranha-céus sem fim da sua envolvência, focando apenas a repetição de padrões que lhes é característica . Quantas vidas esconderão estas paredes?

- The transparent city: um pouco de voyeurismo não faz mal a ninguém. Aqui, o fotógrafo passa de Hong Kong para Chicago e faz um zoom à privacidade de cada um de nós.

- Real fake art: verdadeiros artistas de imitação posam para Wolf com as suas obras de arte. Afinal, Van Goghs e Picassos há muitos.

- The real toy story: retratos de operários em fábricas de brinquedos chinesas. Quantas horas terão de trabalhar para produzir as figurinhas que nos chegam ao Ocidente a preços incrivelmente baixos?

Sem comentários: