4 de outubro de 2011

Viver para contar

Passa semanalmente na RTP o programa Mudar de vida - viver para contar, em que um jornalista veste durante x tempo a pele de um profissional ou de alguém com determinadas características para mostrar a realidade tal como ela é. Já «foram» bombeiros, agricultores e auxiliares num centro para crianças abandonadas.

Ontem foi a vez de Rosário Salgueiro «ser» cega durante uma semana (percam 30 minutos, vale a pena ver a reportagem). Depois de um médico oftalmologista lhe vendar os olhos com bandas totalmente opacas, acompanhou o dia a dia de três cegos pelas ruas de Lisboa. Ruas cheias de armadilhas, obstáculos nos passeios, buracos, semáforos cujo aviso sonoro não funciona, escadas rolantes e não rolantes, cancelas... Usou bengala, com um dos cegos teve o apoio de um cão-guia, com outra aprendeu a distinguir as moedas pelo tato e com outro até foi ao futebol. Apurou a audição e teve consciência de sons a que nunca tinha dado atenção.

Mas, julgo, deve ter sentido um enorme alívio quando lhe foram retiradas as bandas. Porque ser cego não é mesmo nada fácil. Estas pessoas são uns heróis.

4 comentários:

Anónimo disse...

Eu vi essa reportagem e achei brilhante. É preciso colocarmo-nos no lugar dos outros para os percebermos melhor.

Vespinha disse...

E para relatizivarmos os nossos problemas... que às vezes são tão pequeninos comparados com estes!

dg disse...

parabéns pelo blogue. vou adicionar às minhas leituras (quase) diárias. dg

Vespinha disse...

Ainda bem que gosto... e volte sempre que quiser!