10 de julho de 2012

Dieta e fast food


Ando desde há uma semana a seguir um plano nutricional à minha medida. E não lhe chamo dieta porque não é isso que quero que seja, mas antes uma reeducação de que estava a precisar, porque isto de passar a tarde sem lanchar e depois enfardar pizas e hamburguers ao jantar tinha de parar. Era isso ou ter de começar a comprar roupa nova e perder qualidade de vida.

As indicações que sigo são quase todas de senso comum - um bom pequeno-almoço e um almoço razoável, três lanches por dia (um de manhã e dois à tarde) e um jantar modesto muito pobre em hidratos de carbono -, mas precisava que alguém me obrigasse a segui-las, e saber que no final deste mês serei de novo pesada e medida é uma boa motivação.

Julgava eu que ia ser difícil, sobretudo porque como muitas vezes fora de casa (ao almoço sempre, ao jantar muitas vezes), mas a verdade é que as alternativas são imensas, até mesmo no campo da fast food. Eis algumas coisas que recomendo e que me permitem comer rapidamente sem ficar com um sentimento de culpa na consciência:
- h3 - hamburguer grelhado acompanhado de esparregado
- Vitaminas - salada com base de alface e dois ingredientes de origem animal mais três de origem vegetal (molho vinagrete ou iogurte)
- Cró - medalhões de frango recheados de legumes e acompanhados com brócolos, cenoura e espinafres

Estas foram as minhas descobertas na primeira semana. Partilharei mais assim que as encontrar.

7 comentários:

o que se leva desta vida disse...

Eu sou daquelas mulheres que as outras odeiam: como tudo o que me apetece e para engordar uma grama, só eu sei a dificuldade! Mas também me forço a seguir bons hábitos....para engordar: pequeno almoço, lanche da manhã, almoço com hidratos de carbono e proteínas, lanche da tarde, jantar como o almoço+sopa, leite ao deitar. E, desta forma, quando me peso nao fico frustrada e posso lembrar-me de que sou elegível para ir dar sangue ou ser possível dadora de medula. Tudo porque chego aos 50 kgs... Sou odiosa não sou???

Miguel Oliveira disse...

Mas 5ª Feira vais ter de esquecer o plano de dieta. :p :p

Vespinha disse...

O que se leva desta vida: isso eu NÃO queria saber! Agora a sério, cuidado com essa magreza porque como não engordas às vezes esconde-se por aí colesterol alto de que nem te apercebes...

Miguel: vai ser bife, claro, mas com POUQUÍSSIMO molho e acompanhado só com esparregado.

Unknown disse...

Atenção: esparregado também não é a coisa mais leve, é feito com farinha e leite, portanto se comeres os vegetais cozidos temperados só com azeite é mais saudável.
O melhor mesmo é conseguirmos organizar-nos para fazer almoço e levar. Uma salada igual à do Vitaminas com coisas feitas em casa fica para aí em €2 de ingredientes.

Vespinha disse...

Ana, boa dica! O almoço é mais complicado, almoçar no restaurante da empresa é um momento importante, e disso não vou abdicar. Para além de que têm sempre coisas boas, e a ideia não é cortar radicalmente com tudo, mas equilibrar, para depois não ter um dia ataques de gula.

joao disse...

em breve terás uma ajuda. tcham, tcham, tcham, tchaaaaam...

Vespinha disse...

O que é? O que é?