8 de janeiro de 2013

Do no harm, de Carol Topolski

Do no harm, de Carol Topolski, é um dos livros mais estranhos que tenho lido nos últimos tempos. Comprei-o pela capa (again...) mas também porque teria algo a ver com We need to talk about Kevin.

Todo o livro se desenrola em torno de Virginia, uma ginecologista obstetra brilhante, admirada pela sociedade médica e com quem qualquer aspirante deseja trabalhar. Virginia é uma mulher solitária, que vive para o trabalho e que piscologicamente não é assim tão estável, a julgar pelos ataques de apetite voraz, por ser antissocial e por ter uma amiga imaginária desde a infância, Ruby. Uma daquelas amigas que nenhum pai desejaria para uma filha, porque só a leva por mais caminhos.

Acompanhamos a vida de Virginia alternadamente nos anos 40, durante a sua infância solitária apenas preenchida por Ruby, e nos 70, onde se dedica à prática médica. Pelo meio, conhecemos Gilda, uma paciente cujo bebé salva e de quem se torna madrinha, e Faisal, um colega admirador do seu profissionalismo.

E assim andei durante umas 200 páginas (de um inglês um pouco mais difícil do aquele a que estou habituada), sem saber muito bem no que o livro ia dar. Até que algo acontece na vida de Virginia. E até que o seu comportamento profissional perde a ética uma ou duas vezes. E mais não posso contar. Mas gostava de ter mais opiniões acerca deste livro, de que estive para desistir e de que agora me congratulo por não o ter feito.

4 comentários:

Unknown disse...

Qual é a relação com o We need to talk about Kevin? Vi o filme e ainda quero ver se leio o livro.

Pippa Coco disse...

Já tem tradução para português, o livro?

pippacoco.blogspot.pt

Vespinha disse...

Acho que não... e o inglês também não é dos mais fáceis, pelo menos para mim. :(

Vespinha disse...

Ana, eu não encontrei qualquer relação, daí andar sempre à procura de alguma coisa até às páginas 200... Por isso podes ler, eu acho que não tem nada a ver!