28 de janeiro de 2013

Contos de Kafka

Leio poucos livros de contos, e geralmente opto por coletâneas de vários autores, pois permitem-me perceber o potencial de alguns que não conheço e partir depois para obras maiores. Mas desta vez foi uma seleção de contos de Franz Kafka, feita por Jorge Luis Borges. O que estou aqui a escrever pode parecer quase uma heresia, mas a verdade é que esperava mais, muito mais. Até pelo prólogo de JLB, que prometia muito.

O problema é que eu estava à espera de um Processo ou de um Castelo em miniatura, e o que encontrei foram histórias que na sua maioria não me surpreenderam nem me transmitiram a sensação de asfixia que obtive nos livros.

Dos 11 contos, gostei de 4: «Um artista da fome» (um homem que vivia de passar fome para ganhar dinheiro dos espetadores), «Um cruzamento» (um animal meio gato meio cordeiro que tanto por dentro como fora passa a vida confuso), «Um incidente trivial» (um desencontro entre dois homens) e «Relação para uma academia» (um símio a relatar como e porque aprender a ser homem).

Li-o, mas não me marcou.

4 comentários:

André disse...

Não sei que contos de Franz Kafka fazem parte dessa colectânea (11 contos é muito pouco no total da obra de Kafka). Porém - tendo lido toda a obra de Franz Kafka - para mim o melhor, o que melhor representa o universo kafkiano - é o seu conto «Na Colónia Penal», que refiro aqui: http://thoughloversbelostloveshallnot.blogspot.ch/2012/03/os-contos-de-franz-kafka-livros-que.html

A Assírio & Alvim tem publicados todos os contos de Franz Kafka. O primeiro volume, de contos publicados em vida, de que falo nesse link, publicado em 2004, e o segundo volume que reúne os que não foram publicados em vida, foi publicado pela Assírio & Alvim em 2012.

Cumps.

Vespinha disse...

Olá André, obrigada por partilhar. O livro de contos que li só tem em comum com o que refere o conto «O artista da fome» (um dos que gostei).

Vou procurar esse livro, os títulos dos contos parecem-me interessantes e a sua descrição de «Na colónia penal» também. «A metamorfose» já li, mas releio, que só me faz bem. .)

Carlos Almeida disse...

Alguém sabe onde encontrar esses volumes citados para comprar aqui no Brasil? desde já agradeço.

Vespinha disse...

Olá Carlos, experimente numa livraria virtual, por exemplo. Encontrei esta, de livros em segunda mão: http://www.estantevirtual.com.br/q/contos-de-kafka

Ou esta, com livros novos: http://busca.livrariasaraiva.com.br/search?ID=55F540D27DD07050339050988&ID=B134804A7DD070503380F0968&ID=745A8ADB7DD05101601300653&w=kafka&af=&x=-1116&y=-152

Ou a Fnac: http://busca.fnac.com.br/?busca=kafka

Ou as lojas Fnac: http://www.fnac.com.br/Lojas.aspx