1 de abril de 2013

Quando as crianças mentem

Quem me conhece sabe que não sou de lágrima fácil no cinema, por isso A caça, do dinamarquês Thomas Vinterberg, só pode ser muito bom para me ter feito derramar não uma, mas muitas.

Lucas trabalha num jardim de infância e é adorado por todas as crianças. Até que uma delas desenvolve   por ele uma obsessão infantil e, sendo rejeitada, inventa uma pequena história que traz atrás uma sugestão de pedofilia. O rastilho é rápido, e num ápice outras crianças e pais queixam-se do mesmo, descrevendo inclusivamente abusos na cave de Lucas, local que nunca existiu em sua casa. Lucas torna-se um pária numa pequena comunidade, banido de entrar no supermercado e olhado de lado por todos os vizinhos e amigos. Mesmo depois da situação desmascarada, a vida de Lucas nunca voltará a ser a mesma. As crianças mentem, sim, e podem destruir uma vida.

Nós, como espetadores, sabemos que Lucas é inocente e por isso tomamos sempre o seu partido, admirando a sua calma a sua passividade. Mas... e se não o soubéssemos? Culparíamos na mesma um homem que à partida deveria ser considerado inocente? Não sei, e acho que foi sobretudo isso que me fez chorar.


9 comentários:

Unknown disse...

Também vi este fim-de-semana, gostei muito, é bom ver fórmulas diferentes de contar histórias do registo americano...

Vespinha disse...

É um filme muito impressionante, não é? Até pelo facto de retratar algo que é tão possível de acontecer nos dias de hoje.

Teresa disse...

Quantos casos não haverá assim na vida real????

MissLilly disse...

parece super interessante, vou adicionar a watchlist :)

Cláudia S. Reis disse...

Não conhecia mas fiquei com curiosidade de o ver ;) Obrigada pela sugestão!

Vespinha disse...

Peep-Toe, foi isso mesmo que me doeu, a destruição de uma vida com uma mentira e a certeza de que não nada voltará a ser como dantes. O que faríamos se fizéssemos parte daquela comunidade e não estivéssemos na posse de toda a informação como espetadores? É terrível...

Vespinha disse...

Mais uma nota: tentem ver depressa, pois deve estar quase a sair das salas. Eu vi no El Corte Inglés.

ana b. disse...

Também gostei muito!

Anónimo disse...

Boa critica :)
Adorei o filme. Só de pensar na possibilidade de se destruir a vida a alguém com base numa dúvida fico arrepiada.