1 de agosto de 2013

Inferno, de Dan Brown

Tal como eu previa, foi em menos de duas semana que li as mais de 500 páginas deste "Inferno". Bem sei que Dan Brown não é símbolo de literatura de qualidade, mas a verdade é que prende o leitor como não há muitos.

Desta vez, Robert Langdon acorda num hospital de Florença, sem se lembrar de como lá foi parar. Aos poucos, a sua memória vai sendo reconstruída, vendo-se envolvido no caso de um cientista de genética que planeia disseminar uma peste que, à semelhança da peste negra, reduzirá a população mundial em um terço. Em todo o livro há referências ao Inferno de Dante, em pistas que Langdon vai decifrando como só ele sabe fazer. Não posso dizer mais nada, nem as outras cidades em que a ação se passa, sob pena de estragar as surpresas.

Em resumo, não é uma obra-prima, mas presta-se muito bem a umas horas de entretenimento e de certeza que dará um bom filme. E o tema de fundo, o crescimento exponencial da população mundial, foi bastante bem escolhido.

PS: Há uma frase de Dante, recorrentemente referida, de que gostei sobremaneira, "Os lugares mais tenebrosos do Inferno estão reservados àqueles que mantêm a neutralidade em tempos de crise moral". Atualíssima.

8 comentários:

Chicca Maria disse...

Não percebo porque é que diz que não é literatura de qualidade.
Só os prémios Nobel é que são de qualidade?
A qualidade de um livro é muito relativa e depende muito dos gostos de quem lê.

GATA disse...

A minha mãe gosta imenso dos livros do Dan Brown exactamente pelo que tu dizes: são livros que prendem.

No entanto... O que é e o que não é literatura de qualidade?

Eu dou-te um exemplo: o José Eduardo Agualusa. A maioria das pessoas que eu conheço adora a sua escrita, eu não gosto. Mas tal não significa que ele não tenha talento.

A Madeirense disse...

Comecei a ler esse ontem à noite. Adoro os livros do Dan Brown, são extremamente cativantes. Mas o último nem o consegui acabar...

Teresa Cardoso disse...

Comecei a ler e não me está a "prender" como os outros :(

Rui Pereira disse...

"Bem sei que Dan Brown não é símbolo de literatura de qualidade..."

Preconceitos!

Vespinha disse...

Para mim, não é de qualidade porque não contém fórmulas inovadoras, algumas ligações são muito forçadas e uma boa parte da investigação histórica não está com rigor. Mas isso não significa que não prenda. Quantas revistas cor-de-rosa prendem apenas para passar o tempo?

Para mim, literatura de qualidade é Philip Roth, Ken Follet (excelente investigação histórica), Ian McEwan. Autores que me surpreendem sempre, se não pelo conteúdo pela forma. E muitas vezes pelas duas coisas.

Maria Pitufa disse...

Confesso que ando a pensar compra-lo...parece-me ser boa companhia para a praia!

Vespinha disse...

E é, quanto a esse aspeto não hesites.