21 de abril de 2014

O cancro foi a minha cura, de Vânia Castanheira

Para comprar o livro
com 10% de desconto,
clicar na imagem.
Já tinha falado da Vânia aqui a propósito do seu blogue Minha vida comigo e da sua campanha dos Lenços da solidariedade . Há muito tempo que sigo o seu blogue e que a admiro, pela alegria que transmite simultaneamente com a realidade difícil que é lutar contra um cancro na mama.

Pois agora admiro-a ainda mais. Depois de a ter conhecido pessoalmente e de ter comprovado como é de facto linda por dentro e por fora, em menos de 24 horas li o seu livro, e ainda são mais de 200 páginas. Nele, Vânia descreve não apenas tudo aquilo por que passou e por que ainda passa, mas fala também da sua vida antes do cancro, alternando capítulos de agora com outros de antigamente. Para que vejamos como os problemas de antes podem ser tão relativos.

Vânia fala com pormenor das fases de tratamento por que passou, dos truques que utilizou para se tornar mais bonita quando se sentia uma «tartaruga-lagartixa», do medo que enfrentou em conjunto com a sua família, da importância de não se sentir uma vítima e de encarar tudo de forma positiva. Acredito, mesmo, que esta atitude foi crucial para existir a Vânia que conheci a semana passada.

No final, podemos ler ainda o testemunho das pessoas que lhe estão mais próximas e ter acesso a uma série de recomendações para lidar com os efeitos da quimioterapia, estimular a imunidade e o crescimento do cabelo e passar a ter uma alimentação mais saudável.

Um livro essencial para quem tem cancro ou já teve, para quem lida com quem tem ou já teve e para todos os outros, como eu, que não sabem o que o futuro lhes reserva mas que podem acreditar que com espírito positivo pode ser muito mais risonho.

Sem comentários: