20 de maio de 2014

Pastoral americana, de Philip Roth

Para comprar o livro,
 clicar aqui.
Este é provavelmente o melhor livro de Philip Roth que já li. E também o que me levou mais tempo a ler. Talvez por ser tão bom e tão rico.

Na sua essência, acompanhamos a vida de «Sueco» Levov, um jovem judeu que desde a juventude foi um herói na sua vida de estudante, por se destacar no desporto como os «bons» americanos o devem fazer. Mais tarde, casou com a rapariga mais bonita da cidade, uma miss dos concursos de beleza. E seguiu a carreira de sucesso do pai, num negócio de fabrico de luvas em que se empenhou a cem por cento. Foi pai. E todo o sonho americano estava ali: um casal bonito, com uma filha promissora, um negócio com futuro, a viver numa casa antiga e cheia de carisma.

Só que o o sonho não durou para sempre, pois a filha não sonhava o mesmo que ele e tornou-se uma rebelde que deitou por terra toda a estabilidade familiar.

Agora que Philip Roth acaba de lançar a sua autobiografia, anunciando que não escreverá mais, é aproveitar as pérolas que já escreveu, que são muitas e cheias de sumo.

Sem comentários: