25 de julho de 2014

APROVADA!


Foi mesmo aprovada a lei que criminaliza os maus-tratos a animais, com a abstenção do PCP (!!), dois votos contra e duas abstenções do CDS (que destaquei no texto abaixo para que não nos esqueçamos dos seus nomes).

A notícia é ipsis verbis do Diário de Notícias online de há poucos minutos:

Maus-tratos a animais passam a ser crime

por Octávio Lousada Oliveira

Deputados dão luz verde ao projeto de lei conjunto de PS e PSD que prevê sanções para os maus-tratos a animais de companhia. PCP absteve-se e dois deputados do CDS votaram contra.

O Parlamento aprovou esta sexta-feira, em votação final global, o diploma que subiu da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, que prevê um regime sancionatório aplicável aos maus-tratos contra animais, criminalizando os seus autores.

Na votação na Assembleia da República, posicionaram-se a favor do projeto de lei os deputados do PS e do PSD, que elaboraram em conjunto um texto final, bem como o CDS, o BE e o PEV.

Na bancada centrista, que apresentou uma alteração de última hora ao documento, salvaguardando da eventual criminalização a atividade das explorações agropecuárias, as touradas e os circos, houve, contudo, dois votos contra a proposta - deputados Hélder Amaral e Abel Baptista - e ainda duas abstenções (Cecília Meireles e Michael Seufert, que apresentarão uma declaração de voto). Por sua vez, o PCP optou por abster-se, uma vez que considera que esse problema carece de "medidas preventivas" e por discordar da "aplicação de penas de prisão", de acordo com a declaração de voto entregue.

Em caso de abandono, está prevista uma "pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 120 dias".

Se dos maus tratos resultar a morte do animal de companhia, "a privação de importante órgão ou membro ou a afetação grave e permanente da sua capacidade de locomoção, o agente é punido com a pena de prisão até dois anos ou com pena de multa até 240 dias".

4 comentários:

GATA disse...

O PCP desiludiu-me... Mas desiludiu muito mais a minha mãe que disse que acabou-se o voto no PCP, pois ela vota(va) sempre no partido nas eleições autárquicas!

Vespinha disse...

Pois, eles esquecem-se que os animais não votam, mas que os seres humanos sim! E parece-me que há cada vez mais seres humanos preocupados com os animais...

CAP CRÉUS disse...

E os dois gajos do cds?

Vespinha disse...

Um nojo...