5 de fevereiro de 2015

A arte cavalheiresca do arqueiro zen, de Eugen Herrigel

Em meados dos anos 20 do século XX, Eugen Herrigel, um professor de filosofia alemão, foi dar aulas para o Japão durante seis anos. Aí, decidiu ocupar grande parte do seu tempo a aprender a arte do arco e flecha com um mestre zen.

Mas o que tem o arco e flecha a ver com o zen? É precisamente isso que torna este livro curioso. Escrito pelo próprio Herrigel 20 anos depois de ter regressado à Alemanha, narra a experiência por que passou e a pessoa em que se transformou graças à aprendizagem dessa arte. E como, através de anos e anos de prática, a atividade se tornou tão natural, ao ponto de o seu corpo a executar sem o controlo consciente da mente, quase como se o arco, a flecha e o arqueiro fossem uma única entidade.

As fases por que passou, a dificuldade em abstrair-se de si mesmo e em deixar que o seu corpo ganhasse vida própria executando tarefas sem intenção tornam toda a narrativa muito interessante. Importante referir o seu esforço em tentar escrever o relato com uma linguagem muito simples, tentando chegar ao maior número de pessoas. Tentativa plenamente conseguida.

Eugen Herrigel praticando o arco e flecha.

2 comentários:

Ricardo disse...

Que livro tão estranho mas se valer a pena... faz-se o esforço para o descobrir. :-)

Vespinha disse...

Sim, estranho é uma boa definição. É um livro muito pequenino que me emprestaram e que li num instante. É interessante para descobrir todo um novo mundo e forma de viver.