24 de fevereiro de 2015

The miniaturist, de Jessie Burton

Para comprar este livro
com 10% de desconto,
clicar aqui.
Um dia, ao visitar o Rijksmuseum, em Amesterdão, Jessie Burton ficou fascinada pela casinha de bonecas de Petronella Oortman, não só pelo pormenor com que estava feita como pelo valor que se dava na época por objetos como este. E daí partiu a ideia para o seu primeiro livro.

No final do século XVII, a jovem Nella Oortman chega sozinha a Amesterdão para ir viver com o homem com quem se tinha casado, Johannes Brandt, um mercador com o dobro da sua idade. E aí encontra um grande contraste entre a vida que se vive lá fora, nas ruas apinhadas de gente que tudo vende e tudo compra, e a vida que se vive dentro de casa, um clima de ausências e de sussurros em que tem de aprender a viver.

Como presente de casamento recebe do seu marido uma casinha de bonecas que é uma réplica perfeita da sua própria casa e para a qual começa a receber encomendas anónimas com acessórios para a decorar. Só que os acessórios não são uns objetos quaisquer. São miniaturas rigorosas do que se encontra lá dentro, e de quem se encontra lá dentro. Miniaturas que, se observadas com atenção, se revelam verdadeiros presságios do que está para acontecer.

Adorei este livro. Porque cria uma enorme tensão e sobretudo porque recria todo o ambiente de uma cidade florescente e mercantil, porque aborda assuntos tão diversos quanto a ganância, a emancipação, a religiosidade extrema, a homossexualidade, o racismo. Tudo sem parecer forçado. E deixando-nos umas grandes saudades das personagens quando o damos por terminado.

Duas notas importantes: 
1. Este livro é um bestseller do Sunday Times e do New York Times e foi considerado o melhor livro de 2014 pela Waterstones.
2. Em Portugal saiu a semana passada, editado pela Presença.

A casa de bonecas de Petronella Oortman, no Rijksmuseum.

3 comentários:

Ricardo disse...

Deste-me uma grande vontade de ler este livro... e eu com tão pouco tempo!

ana b. disse...

Fiquei curiosa, Vespinha. Obrigada.

Vespinha disse...

É como digo, é daqueles livros que nos deixam saudades na noite seguinte... :)