17 de abril de 2017

Conhecem o caruncho grande da madeira?

Pois, eu também não conhecia, nem sonhava que tal coisa existia. Já tinha ouvido falar do caruncho, claro, mas daquele que faz buracos pequeninos em madeiras velhas. Até que há dias, de um dia para outro, me apareceu isto no chão ao pé de uma cadeira do pátio:


Observando a cadeira ao pormenor, deparei com este "buraquinho", perfeitamente redondo e com cerca de 1,5 cm de diâmetro:



Depois de vários conselhos que me deram no Facebook, atirei lá para dentro WD40 e saiu de lá esta coisa:


Depois de uma pesquisazita feito pelo meu irmão, concluímos que se trata do caruncho grande da madeira. Agora resta-me esperar que não tenha deixado larvas e que não haja outros por aí. Ei-lo, com cerca de 3 cm de comprimento:

4 comentários:

ana chagas disse...



Credo! Confesso que também desconhecia por completo que existisse caruncho grande, e que impressão que mete a imagem do bicharoco!
Pois eu também ficaria como tu, apreensiva com a hipótese de existirem larvas, e até mais adultos.
Honestamente acho que a melhor solução passará por chamar uma empresa que faça desinfestações, avaliar os estragos feitos às estruturas, e dar tratamento à madeira com alguma assiduidade para evitar futuras pragas.
Boa sorte e vai contando a aventura.

Maria do Mundo disse...

Não imaginava que existia uma coisa dessas! Sempre a aprender!

CAP CRÉUS disse...

Enorme! AHAHA!
Deve ter alguns 400 gramas.

Vespinha disse...

Devo acrescentar que na última imagem está muito perto do tamanho real.